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terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O que é a Proteína?



   Se quando ouve falar em Proteína pensa que apenas é necessário para quem anda no ginásio e pretende aumentar massa muscular não acredite... Fique a saber que é fundamental para o nosso dia-a-dia.




O que é a Proteína?

   É uma das componentes básicas de qualquer alimento que nos mantém vivos. Oferecem o transporte de nutrientes, oxigénio e resíduos em todo o corpo. Elas fornecem ainda a estrutura e a capacidade de contracção dos músculos.

A proteína contêm 4 calorias por grama. 




Em que alimentos podemos encontrar a Proteína?

- Carnes – carne magra, aparadas e sem pele, o frango é uma boa fonte de proteína;
- Aves: galinha, peru, ganso, etc... (sempre sem pele);
- Carne vermelha: qualquer qualidade de vacas magras, alces, búfalo e canguru;
- Outras carnes: porco, cordeiro, etc (comprar apenas as partes mais magras);
- Peixe: bacalhau fresco, salmão e peixe espada (a maioria dos peixes são magros e contém gorduras saudáveis);
- Moluscos: mexilhões, ostras, vieiras, camarões, lagostas, etc Lácteos;
- Escolha lácteos na sua maioria com baixo teor de gordura;
- Leite, leite em pó;
- Requeijão (bom para melhorar a saúde do intestino);
- Queijos (queijos são muito ricos em gordura, por isso, escolher queijos macios quando possível);
- Ovos, ovo em pó (claras de ovo são pura proteína, gemas de ovos contêm gordura e proteína);



   Existem ainda as Proteínas vegetais – Frequentemente incompletas, por isso, é conveniente adicionar outras fontes de energia, como por exemplo:



- Nozes: (também com um elevado teor de gorduras saudáveis para além dos seus carbohidratos);

- Whey protein: (proteína do leite, disponível em várias formas / doses), são suplementos protéicos indispensáveis, encontram-se disponíveis em pó por este motivo têm um resultado rápido e eficaz, basta misturar com água ou leite.
Mas atenção no que diz respeito à compra de proteína, não olhe a preços... não são os 10 a 15€ que lhe irão fazer a diferença, e lembre-se de que não é o preço que têm de ter em conta mas sim a marca, opte sempre por Marcas de Excelente Qualidade - é esse o segredo, porque estas contêm Proteína de verdade, desta forma irá ver resultados imediatos, evitando assim desistir à 1ª oportunidade...



- Caseínas: (proteína do leite). – Proteína de soja – Albumina: (uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue) – Proteínas vegetais: (podem ser encontradas sob a forma de trigo, ervilha, etc...)

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